Estilo Minimalista - essa moda pega ou já pegou?


Oi Pessoal, tudo bem? Segunda-feira, 05/09/2016 inicia-se o nosso primeiro #Tamitododia! Alguém aí está animado pros posts no MÊS inteiro? Não? Ahhh, para com isso, garanto que vai ser legal hahahaha. Vem comigo?


Para dar início ao nosso #Tamitododia, resolvi falar sobre um dos assuntos que mais vem sendo discutidos atualmente e que, por ser um tanto quanto polêmico, acredito que merece destaque. Quem já ouviu falar do estilo minimalista? Para quem não sabe (chega mais que aqui é pura informação), dizem por aí que o estilo nasceu pós-Segunda Guerra Mundial, em um período muito difícil no qual milhares de famílias perderam tudo o que tinham e, para sobreviver, tiveram que aprender a viver com o menos possível.


Para resumir, pode-se dizer que o estilo minimalista é um estilo de que ter MENOS É MAIS. Mas Tami, como assim? Xô explicar, de acordo com o contexto citado e as fotos que trouxe como referências, percebe-se que, o estilo quer trabalhar apenas com o que realmente é ESSENCIAL para sobrevivência, prezando a qualidade dos produtos e não a quantidade.


É considerado um “lifestyle” pois, não é apenas em decoração que o minimalismo está presente. Roupas e comportamento também fazem parte do estilo, mas hoje falaremos dos ambientes.



Não existe regra para entrar no estilo minimalista. Muito menos um tutorial pois, o que é essencial para a SUA sobrevivência, apenas você saberá dizer. Mas, existem padrões que são seguidos pelos minimalistas, e vale a pena conferir quais são:

- A paleta de cores é extremamente neutra, predominando o branco, preto e o cinza.

- Listras são muito valorizadas por serem uma mistura de cores clássicas.

- Organização é extremamente importante. Tudo deve estar em seu devido lugar e, quando não estiver sendo utilizado, o mesmo deverá ser guardado, de preferência em algum local longe da vista.

- Prateleiras, tapetes coloridos, cortinas estampadas, almofadas diferentes e diversos itens em um mesmo ambiente, são totalmente fora do estilo e apenas aumentam o ruído visual.

- Tudo é extremamente Clean, desde os móveis, até os itens decorativos.

- Por querer ter apenas o essencial, o estilo foge de padrões e quaisquer tendências que podem ser passageiras e, quanto mais “despido” estiver o ambiente, melhor.


Em poucas palavras, o minimalismo resume-se em: ter poucos, mas bons produtos. Por buscar o essencial e adaptar ao ambiente de forma em que o mesmo fique sempre harmônico, algumas pessoas resumem o estilo em “estética preta e branca”. Mas calma aí, não é bem assim. O que eles querem, na verdade, é viver de uma forma mais simples e com significado. Vale ressaltar que viver simples não significa viver apenas com tudo o que é barato, já que como eles querem itens que durem anos e anos, na maioria das vezes vale a pena fazer um investimento maior.

Além de viver de uma maneira simples em que as coisas realmente tenham significado, por trás de todo o estilo P&B, está a mensagem de tirar da sua vida tudo o que não agrega e nem faz falta, mensagem que pode ser levada para diversos rumos de nossas vidas, não é mesmo?



Sou fã do estilo e de todo o contexto que o rodeia, mas confesso que não serviria para seguí-lo. Amo cores, itens decorativos diferentes, texturas e todos os outros itens que compõem um ambiente colorido e também harmônico. Por que SIM, é possível ter um ambiente harmônico sem precisar limitar-se ao preto e branco. Admiro quem segue o estilo, também acredito que devemos viver com o essencial e que a qualidade é mil vezes melhor que a quantidade, mas se depender de mim, cores não irão faltar! Hahahahah


Quem aí gosta do estilo Minimalista? O que vocês acham sobre? Me contem aqui nos comentários.

Te encontro no próximo post,


Beijos da Tami. 

4 comentários:

  1. Olá
    Adorei esse post super inspirador.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei esse post super inspirador.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho o estilo minimalista além de relaxante super fácil de limpar e organizar quando se fala de casa. Em relação a moda, é também bem mais fácil combinar os looks!

    www.youtube.com/renatacastro77

    ResponderExcluir
  4. Eu acho bem bacana esse estilo, a decoração fica demais, não é?!
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir