Como criar um Mídia Kit

Oi pessoal, tudo bem? Já faz um tempinho que postei aqui Dicas para melhorar o seublog. Dando continuidade, resolvi falar de um assunto que interessa a todas as pessoas que já fazem ou pensam em fazer do blog uma ferramenta de trabalho. Muita gente conhece, mas não faz ideia de porquê, como e quando deve fazer, e são todas essas dúvidas que vim responder para vocês.

O Mídia Kit é um arquivo disponibilizado no blog, apresentando todas as suas características: acesso, público, redes sociais e todos os demais dados que achar relevante.
A principal função é fazer com que os anunciantes encontrem todas as informações necessárias para que os mesmos queiram anunciar no blog.

Não existe um padrão para o desenvolvimento e criação de um Mídia Kit. Ele deve ser feito de acordo com suas características, para atender determinadas necessidades. Citarei alguns itens que acho essenciais para a criação de um Mídia Kit completo.

FALE SOBRE O BLOG: Quem é você? Quando e por que ele foi criado?  Sobre o que o seu blog fala? Sem dúvidas, essas são as informações essenciais e deve-se ter na descrição do blog. Você precisa deixar bem claro sobre o que o seu blog fala, para os anunciantes saibam se lhes interessam ou não.

PÚBLICO ALVO: Definido sobre o que você fala, deve-se falar sobre quem você quer atingir, ou atinge mesmo sem querer (sim, isso acontece!).

ESTATÍSTICAS: Sem dúvidas, é nessa parte que os anunciantes darão mais importância. Então vamos as informações ESSENCIAIS que deverão estar presentes no seu Mídia:

Visualizações: Coloque todas as visitas, visitantes únicos e visualizações de página que você recebe mensalmente.

Taxa de rejeição: Representa o percentual de visitantes que visualizou apenas uma página e logo saiu do site.

Tempo de permanência: Indica o tempo gasto por um visitante em uma determinada página.

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS:

Informe TODAS as redes sociais em que seu blog está presente. Cite o número de seguidores, alcance de publicações, repercussão por postagem e coisas do tipo, variando um pouco para cada rede social.

Você pode estender-se mais na hora do desenvolvimento, mas acredito que com os dados citados acima, os futuros anunciantes já obtiveram todas as informações necessárias para a escolha do anuncio ou não.




Assim como o modelo, não existe um determinado tempo para que seja realizado a criação. Você deve ter em mente que para alguma empresa/marca se interessar pelo seu trabalho, você deve já ter um bom conteúdo, seguidores fieis e um número de visitas estável e razoável. Se o seu blog foi criado na semana anterior, acredito que ainda não tenha dados suficientes para apresentar a uma Empresa, certo? Não existe tempo, então quando sentir-se pronta e achar que já tem conteúdo suficiente, mãos à obra.




TORNAR O MÍDIA KIT UMA AUTOBIOGRAFIA:
 É interessante sim colocar o nome e idade de quem escreve, mas ao invés de focar nas coisas que VOCÊ fez, onde estudou e coisas do tipo, foque em mostrar tudo o que o seu BLOG tem a oferecer, convencendo-o que fechar uma parceria com você é a escolha certa.

DEIXAR TUDO DESORGANIZADO:
Sei que muita gente não tem o domínio de Photoshop ou outras ferramentas que podem ser utilizadas na criação do mesmo, mas a falta de domínio, não justifica a falta de organização.

ARTE MAIS CHAMATIVA QUE O CONTEÚDO:
Com tantos Mídias Kits por aí, muita gente quer impressionar o anunciante e se preocupa tanto com o layout, que esquece do mais importante: o conteúdo. Apesar de um layout ser super bacana, foque sempre em um bom conteúdo e já terá ótimos resultados.

MENTIR SOBRE OS DADOS DO BLOG:
Arredondar números pode até ser ok, por exemplo ao invés de colocar 4.987 visitas ao mês, colocar aproximadamente 5.000. O que não pode é mentir sobre um público que você não tem, e não pensem que as empresas não reparam, pois isso é mentira! Além de analisar o Mídia, eles irão analisar todas as redes sociais para ver se todos os números e engajamentos que você diz ter, são realmente verdadeiros. Então não adianta mentir, seja você!

COPIAR MÍDIA KIT DE OUTRA PESSOA:
Plágio é crime e todo mundo sabe, não é mesmo? Não é ético e se for comprovado o plágio, não será qualquer empresa que topará fechar uma parceria com uma pessoa que já tem a fama de apenas copiar o conteúdo dos outros. Antes ter algo simples e seu, do que algo incrível e de outra pessoa!


E então, consegui ajudar um pouquinho quem está à procura de um Mídia Kit? Ainda não tenho o meu, e este post foi para uma ajuda mutua, eu e vocês.  Logo o desenvolverei e posto o resultado aqui no blog. Caso ainda tenham alguma dúvida que não foi respondida no post, deixem aqui nos comentários, combinado?


Te encontro no próximo post,

Beijos da Tami. 

Você pode gostar também

2 comentários