A blogosfera está lotada. Seja a diferença!

Em um dos grupos de divulgação do facebook, comentei que queria conhecer os membros do grupo, e pedi que me enviassem seus respectivos blogs para que eu pudesse visitar, seguir, comentar, amar, salvar nos favoritos e afins. Recebi como resposta, mais de 150 blogs e visitá-los tomou minha noite inteira. Encontrei muitos blogs legais com layouts e conteúdos incríveis, porém, alguns me chamaram a atenção. E é exatamente por isso que resolvi fazer esse post. 

Percebo muita gente reclamando que por mais que elas se dediquem, não recebem nenhum reconhecimento pelo que fazem. Mas aí eu te pergunto: você está se dedicando da maneira certa? A divulgação é importante, mas ter o que divulgar, é mais ainda. 

O meu blog é recente, mas sou leitora à anos. Tenho minhas preferências e ao longo do tempo fui definindo o que eu gosto ou não de encontrar em blogs. Essas dicas não são apenas para iniciantes, mas sim para todas aquelas pessoas que querem melhorar o conteúdo e aumentar as visualizações do blog. 



1- Você leria o seu blog? 

Eu sei que parece ser uma pergunta boba, mas é verdade. Você gosta do está fazendo? Ou faz apenas por que sabe que muitas pessoas procurarão por isso? Claro que é importante trazer conteúdos que agradem os leitores, afinal é para eles que você escreve, mas é mega importante definir o seu público. Sabe aquela resenha de produto X? Você procuraria por ela? Faça o tipo de postagem que gostaria de encontrar por aí quando procurasse algo. Vá por mim, fale do que você gosta que logo encontrará leitores com os mesmos gostos que você e aí sim terá motivos para escrever e postar conteúdos bacanas.  


2- Cronograma

Quantas vezes por semana você posta? Seus leitores sabem o seu calendário? Não existe nada mais desagradável e desmotivante do que entrar em um blog a semana inteira e não ter conteúdo novo. Você não é obrigado a postar a semana inteira, até por que sabemos o baita trabalho que dá para fazer um conteúdo legal e bem feito. Basta avisar os seus leitores sobre os dias de postagens, eles agradecem.



3- Organização visual

Aqui já é uma questão pessoal. O que pode ser legal para mim, talvez não seja o mesmo para você. Mas me dá nos nervos quando encontro blogs com imagens despadronizadas, com resolução baixa e com uma escrita de orkut 2009. E agora eu volto para a primeira pergunta: você leria o seu blog? As vezes o produto que você está resenhando é superinteressante, mas os erros de ortografias e as imagens mal tiradas impedem que o leitor termine de ler o post e feche o blog na hora. 


4- Ser menos é mais

Sabe aqueles layouts que demoram meia hora para carregar por completo? Fujam deles. A organização visual faz toda diferença, e um layout poluído demais, rouba a atenção do que o visitante realmente veio ver: o seu conteúdo.


5- Investir em um layout

Aqui também é questão pessoal. Nada contra quem utiliza layouts free, eu utilizo e não vejo motivos para não comentar sobre isso. Até por que já encontrei mais de 10 blogs com o mesmo layout que o meu. Isso é errado? Claro que não, de maneira alguma! Mas quando perceber que é isso mesmo que você quer fazer e que vale a pena investir, não pense duas vezes. Ter o seu próprio layout faz toda diferença e deixa o seu blog único, exatamente como deve ser! 

6- Agora é hora de divulgar

De nada adianta ter um conteúdo incrível se as pessoas também não conhecerem o seu blog. Divulgue em todas as suas redes sociais, em grupos específicos para divulgação de blogs e aguarde o retorno. Se você tem conteúdo, logo também terá leitores.  A blogosfera está lotada. Seja a diferença!

Espero que de alguma forma esse post tenha ajudado alguém. Adoro conhecer blogs novos e agradeço a todas as indicações que recebi por aí. 

Encontro você no próximo post,

beijos da Tami.






20 comentários:

  1. Amei o post, com toda certeza suas dicas irão mudar a minha vida quanto ao meu blog... Obrigada rs

    Ah dá uma passadinha para conhecer meu blog, beijos

    http://paulafernandesmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Paula! Espero ter te ajudado de alguma forma! Beijosss ♥

      Excluir
  2. Nossa, a segunda dica me define, por exemplo, eu tenho os dias certos mais nunca comentei com as minhas leitoras (acho).

    Amei ler este post, e adorei a sua escrita!! Tem canal Tamy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda dica também me define hahahaha! Que bom que gostou, Fabíola, isso me deixa muito feliz! Ainda não tenho, mas logo criarei um! Beijossss ♥

      Excluir
  3. Concordo plenamente e uma das coisas que mais vejo no grupo são erros de ortografia, isso também tira totalmente o prestígio do blog. Tive um blog por 5 anos e depois fui apenas leitora por 2 até recomeçar com meu blog atual apenas por hobby, vejo cada coisa na blogosfera que da vontade de chorar. Não sonho mais com blog de sucesso mas acompanho vários e adoro fazer amigos/conhecer pessoas, acho que isso é o mais bacana de se ter um blog. :D

    Gostei das dicas de decor aqui. beijão

    www.franzocca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu super concordo com você. Conhecer pessoas e fazer amigos é sim uma das coisas mais legais de se ter um blog. E falando em blog, o seu é lindooooo! Sério mesmo, adorei!
      Que bom que tenha gostado, beijão! ♥

      Excluir
  4. Eu amei as suas dicas e com toda certeza eu vou usar elas! Eu estou com o projeto de reformar o meu canal e criar um blog, e o seu post me ajudou bastante! Muito obrigada mesmo; Beijos e sucesso pra ti!
    https://www.youtube.com/channel/UCv7TIRU3m3bQvm9YqmjCMPQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Heloiza! Espero ter te ajudado de alguma forma, muito sucesso pra você também! Beijoss ♥

      Excluir
  5. Adorei as dicas e tentando seguir algumas delas hahahaha
    Seguindo o blog e sucesso pra você (;
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carool! Obrigada, muito sucesso para você também! Beijoss ♥

      Excluir
  6. Adorei o post e as dicas são muito úteis! Demorei um tempo pra deixar o meu blog do jeito que eu queria (e ainda n está totalmente). Eu tomo muito cuidado também com a escrita, até porque é uma coisa que eu julgo muito quando to lendo outros blog, junto com as imagens, que eu escolho com cautela na hora de publicar.

    Beijos
    www.quasequedezoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é exatamente esse, criar um conteudo para o seu blog da mesma maneira que gostaria de encontrar em outros por aí. O seu blog está lindo, Pauline! Adorei os seus looks hahaha beijoss! ♥

      Excluir
  7. Super útil... E é a mais pura verdade, adorei !!!
    Já ganhou mais uma leitora kk
    Também tenho um blog, comecei a pouco tempo e deixo o link para quem quiser visitar http://rainhasecreta.blogspot.com.br/?m=0 beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Priscila! Fico muito feliz! Adorei o seu blog, beijoss ♥

      Excluir
  8. Também havia notado isso! Todas as dicas ótimas, mas blog poluído na minha opinião é o pior, você não entende nada, as vezes não tenho nem paciência de ler mais de um post.
    Bjs adorei seu blog.
    www.brunafrare.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes o conteúdo é até legal, massss aquele layout :( hahahah sou exatamente assim! Que bom que gostou, Bruna! Beijoss ♥

      Excluir
  9. Amei as dicas.. A do layout é a melhor, serve pra muita gente.. inscrita..

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelas dicas! Foram muito úteis pra mim e aposto que vai ser para muita gente! E se tem uma coisa que me dá aflição são os erros de ortografia! Sempre que vejo algum erro vou logo editar! Adorei o post! Um grande beijo!
    cupcakedespikes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou bem complexada em relação aos erros, demoro horas pra finalizar um post, só pra ter certeza que ficou tudo certinho hahahah. Espero ter te ajudado de alguma forma e que bom que gostou, Duda! Beijão ♥

      Excluir