Resenha: Um sorriso ou dois - Frederico Elboni



Um sorriso ou dois, primeiro livro de Frederico Elboni, do blog Entenda os homens, foi lançado em 2014 pela editora Benvirá, contendo 224 páginas e prometendo a você, um sorriso ou dois. 

Mas vá por mim: um sorriso ou dois é pouco perto do que você irá sorrir com esta leitura. 


Para quem nunca ouviu falar, o blog Entenda os homens aborda diferentes assuntos, através de crônicas, contos e vida a dois. E o livro é o resultado de uma seleção de postagens feitas em seu blog. E sério, é incrível!

O formato não é narrativo. Os assuntos são variados e por não seguirem uma linearidade, é possível escolher aleatoriamente uma página e ler o que nela está, sem seguir ordem alguma.


"Vou te dar uma opinião bem pessoal: não faça de tudo por alguém. Ninguém merece o seu tudo. Guardo o meu tudo para quem queira me dar o seu tudo também."


"(...) Queremos ligações genuínas com outras pessoas, mas bloqueamos sentimentos para nos proteger. Gostamos da amplitude dos nossos egos exaltados, mas não aceitamos ser ignorados quando precisamos tanto ser vistos. Procuramos pessoas inteiras, mas só queremos doar metade de nós. Queremos mudar o mundo, mas não mudamos sequer nossos hábitos."

Depois do lançamento, a crítica foi em relação a bipolaridade que Fred apresenta durante o livro. Em alguns textos, ele se contradiz, mas por apresentar, em sua maioria, opiniões, anseios e vontades, não há problema em se contradizer, não é mesmo? Afinal, não é uma história, e sim fatos do cotidiano, de coisas que acontecem com qualquer casal, ou homem solteiro. A falta de ter alguém e a vontade de não ter alguém.



"Dedico este livro a minha mãe. A meu pai. A meus familiares. A minhas leitoras. E a todas as pessoas que sabem a importância de desferir um sorriso sincero em um dia comum."


"Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida. E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens – e haja conflito! –, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois."



É impossível não se encantar com a maneira que Fred enxerga o mundo e lida com as situações do cotidiano. A leveza com que trata determinados assuntos e valoriza as coisas mais simples da vida, sem deixar de lado o bom humor e aquele jeitinho do Fred que só quem leu o livro consegue entender.

Mesmo se nenhuma situação se encaixar com a sua realidade, tenho certeza que pelo menos em alguma parte do livro você irá sorrir. E esse sorriso poderá mudar o seu dia.


Essa é a primeira resenha aqui no Blog, espero que gostem.
Te encontro no próximo post,
Beijos da Tami. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário